saaers@saaers.org.br
(49) 3225-1450

Como Fazer Para Doar Medula Óssea

    Home / Notícias / Como Fazer Para Doar Medula Óssea

Como Fazer Para Doar Medula Óssea

0

1º Passo
O doador deve ter idade entre 18 e 54 anos e ir ao Hemocentro mais próximo de sua cidade, preencher um formulário com dados pessoais. É coletada na mesma oportunidade uma amostra de sangue (4 ml) para testes que vão determinar as características genéticas que são necessárias para a compatibilidade entre o doador e o receptor.

2º Passo
Os dados do doador são enviados para o REDOME (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea), que realiza o cruzamento de informação com dados das pessoas que estão necessitando de um transplante.

3º Passo
Se existir compatibilidade do doador cadastrado com uma pessoa com doença como por exemplo, leucemia, o doador será chamado para fazer exames complementares e confirmar se quer fazer o procedimento.

4º Passo
A equipe médica irá decidir junto com o doador qual das duas técnicas de retirada da medula óssea é mais adequada.

Técnica Tradicional
Retira com auxílio de uma agulha, tutano do osso na região do quadril. A quantidade retirada é equivalente a uma bolsa de sangue (500 ml).

Máquina de Aférese
O doador toma medicamento (5 dias antes do procedimento) e as células-mãe migram da medula para a corrente sanguínea e são retiradas pelo equipamento por meio de veias periféricas ou jugulares.

5º Passo
Após o procedimento que mata as células doentes, o paciente recebe a medula óssea saudável na forma de transfusão.

6º Passo
Em aproximadamente 15 dias, o organismo do doador já repôs a quantidade de medula óssea retirada.

VOCÊ SABIA?
A chance de encontrar uma medula compatível pode chegar a UMA em 100.000. Em razão disso existe o REDOME, um banco de doadores de medula óssea. Quando um paciente necessita de transplante, esse banco é consultado e se for encontrado um doador compatível ele será convidado a fazer a doação.

Deixe uma resposta